O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) disse na manhã desta quinta-feira (25) que as novas restrições anunciadas pela prefeitura só não foram mais rígidas “porque a cidade recebeu 20 novos respiradores do governo do Estado”. Nesta quarta-feira (24), vale lembrar, o município confirmou as novas regras que terão de ser respeitadas para frear o avanço do novo coronavírus, porém as medidas foram mais brandas do que se imaginava.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, Hildebrandt disse que os novos ventiladores que ficarão à disposição dos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel deram à cidade a condição de ampliar a estrutura para o tratamento de pacientes graves com a Covid-19. Isso trouxe tranquilidade à prefeitura de Blumenau na tomada da decisão sobre as novas restrições.
— Se não tivessem vindo esses respiradores, nós com certeza teríamos sido mais rígidos em relação à atividade comercial e a outras ações na cidade. Com isso [os 20 novos respiradores] nós conseguimos diminuir o agravamento da ocupação hospitalar — afirmou o Mário Hildebrandt. No último boletim, a taxa de ocupação nas UTIs da cidade era de 60,5%.
Segundo o Hospital Santa Isabel, os 10 respiradores que chegaram à unidade nesta quarta-feira serão instalados até o fim de semana. Esses equipamentos, porém, não serão usados para a abertura imediata de novos leitos. Eles ficarão em uma espécie de “reserva”, digamos assim, para que sejam utilizados dependendo da demanda que surgir. Já o Hospital Santo Antônio não deu detalhes, mas apontou que “irá ampliar os leitos” com os 10 ventiladores pulmonares.
Continua depois da publicidade
Coronavírus em Blumenau
Com a confirmação de 56 novos casos de Covid-19, Blumenau chegou nesta quarta-feira à marca de 1.723 pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo a prefeitura. O município registrou, também, o maior número de pessoas internadas em leitos de UTI desde o início da pandemia: 16. Outras 798 que receberam o diagnóstico estão em isolamento domiciliar, 891 estão recuperados e a cidade soma seis mortes pela doença.
Clique aqui e confira as novas medidas de restrição em Blumenau