A derrota do Avaí no domingo para o Goiás por 2 a 0 deixou o time catarinense em uma situação quase que irreversível, ou seja, um rebaixamento virtual para a Série B de 2020. A matemática mostra que oficialmente o Leão ainda não caiu, mas na conta fria é muito difícil de escapar, pois para sonhar com a permanência, a equipe teria que vencer os oito jogos restantes e torcer para conseguir escapar nos critérios de desempate. Só tem um detalhe. Nesta Série A, só o líder Flamengo conseguiu oito vitórias seguidas.

Continua depois da publicidade

Com 17 pontos e na lanterna do campeonato, o Avaí precisa vencer os oitos jogos que faltam para fazer 24 pontos que somados com os que já tem, o time chegaria ao 41. Pode ser que com essa pontuação, uma equipe consiga escapar, mas possivelmente precisaria dos critérios de desempate, o que neste momento o Avaí tem muita desvantagem. Apenas três vitórias, o pior saldo, -32, e o pior ataque com apenas 15 gols anotados. Como se vê, neste momento se espera apenas a confirmação matemática.

Com 41 pontos, de acordo com os matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), hoje o clube que somar essa pontuação tem 47,43% de chances de rebaixamento. Com a campanha que faz, o time azurra tem neste momento 99,99% de possibilidade de queda.

Mas para quem ainda acredita, vale ressaltar que nesta Série A apenas o Flamengo, líder da competição, conseguiu fazer oito vitórias seguidas. A sequência foi da décima quarta até a vigésima primeira rodada, quando o rubro-negro carioca venceu Grêmio, Vasco, Ceará, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro e Internacional. Nem um outro time conseguiu este feito no Brasileirão 2019.

O Avaí tem pela frente os seguintes adversários; Santos (casa), Botafogo (fora), Cruzeiro (fora), Chapecoense (casa), Corinthians (fora), Fluminense (casa), Flamengo (fora) e Athlético/PR (casa).

Continua depois da publicidade