O ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, bloqueado há mais de três semanas em um aeroporto de Moscou, solicitou nesta terça-feira asilo político provisório à Rússia, afirmou à AFP o advogado russo Anatoli Kutcherena, que está em contato com ele.
Continua depois da publicidade
– O pedido foi enviado às autoridades russas – declarou este advogado, membro da câmara civil, um órgão consultivo próximo ao Kremlin, informando que foi entregue a um representante do serviço de migrações.
O advogado acrescentou que havia acabado de se reunir no aeroporto com Snowden, com quem já havia se encontrado na sexta-feira passada. Naquele dia, durante um encontro organizado no aeroporto com 13 personalidades russas, entre elas Kitcherena, Snowden disse que tinha a intenção de pedir asilo político à Rússia, à espera de poder viajar à América Latina, onde Venezuela, Bolívia e Nicarágua se propuseram a acolhê-lo. Mas as autoridades russas afirmaram que não receberam nenhum pedido oficial de sua parte.
– Não comentamos esta situação no momento – afirmou nesta terça-feira um membro dos serviços de imigração à agência Interfax.
Continua depois da publicidade