O corte de impostos nos aparelhos de telefones fabricados no Brasil já pode ser percebido pelos consumidores gaúchos. Em algumas lojas de Porto Alegre, o desconto pode chegar a 15%.
Continua depois da publicidade
A redução superior ao corte de 9,25% no PIS/Cofins, anunciado pelo governo federal no dia 9 de abril, é possível porque algumas indústrias também estão diminuindo o preço dos produtos para incluir os aparelhos de acordo com a nova regra. A isenção vale para smartphones de até R$ 1,5 mil fabricados no Brasil.
Para o diretor comercial o Walmart Brasil, Daniel Santana, que também responde pelas vendas dos hipermercados Big, o preço mais barato deve estimular ainda mais a venda de aparelhos. A expectativa é de que em 2013 a quantidade de smartphones negociados pela rede cresça 70% em relação ao ano anterior.
O otimismo é compartilhado pelo gerente de compras da Lojas Colombo, Leandro Arruda, que prevê um salto na venda desse tipo de aparelho. Atualmente, os smartphones representam 40% do total de telefones vendidos na rede de varejo. A expectativa é que chegue a 60% até o final de dezembro.
– Ainda é cedo para falar em números, mas o aumento no faturamento é certo – afirma Arruda.
Continua depois da publicidade
Além dos valores mais atrativos, as vendas no mês de maio devem ser impulsionadas pelo Dia das Mães. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Gustavo Schifino, pesquisa encomendada pela instituição aponta que o produto está no topo da lista de presentes que os filhos pretendem comprar.
– O levantamento mostra também que a preferência das mães é diferente. Elas gostariam de ganhar roupas ou sapatos. De qualquer maneira, isso indica aumento na procura – afirma Schifino.
Os requisitos
Confira os critérios técnicos para a desoneração dos aparelhos fabricados no Brasil:
Preço de venda não superior a R$ 1,5 mil
Tecnologia 3G ou 4G (neste caso, que opere na faixa de 2.500 a 2.690 MHz)
Conexão Wi-Fi
Acesso a internet no padrão HTML
Sistema operacional que disponibilize SDK (Software Development Kit) e API (Application Programming Interface) que possibilitem o desenvolvimento de aplicativos por terceiros
Aplicação dedicada para contas de e-mail
Tela sensível ao toque ou teclado físico no padrão qwerty
Tela de entrada e saída de informações de área superior a 18 cm²
Pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil previamente embarcado, com prazo de adequação de até 180 dias
Continua depois da publicidade