O Slingshot, aplicativo para o envio de fotos e vídeos que se autodestroem, foi lançado mundialmente nesta quarta-feira. O app é uma aposta do Facebook para desbancar o Snapchat, que a rede social tentou comprar por US$ 3 bilhões – oferta rejeitada no fim do ano passado. Ambos incentivam o envio de mensagens instantâneas que logo são deletadas.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de tecnologia
Com esse lançamento, recém liberado para usuários da Apple e do sistema Android em todo o mundo, o Facebook tenta inovar. A principal diferença em relação ao Snapchat é que uma pessoa só pode ver o conteúdo recebido após enviar uma resposta: assim, fica dado o incentivo à participação de todos. Por enquanto disponível apenas em inglês, o Slingshot roda no iOS 7 e nas versões Jelly Bean e KitKat do Android.
A ideia de ambos os serviços (Slingshot e Snapchat) é apagar imagens para não deixar rastros na internet – tornando-os atraentes para os adeptos do “sexting”, o compartilhamento conteúdo erótico por meio de mensagens instantâneas. Nada, porém, impede que o destinatário tire uma foto da tela com seu celular para guardar uma cópia.
Continua depois da publicidade
O aplicativo foi lançado nos Estados Unidos na semana passada. Em sua página oficial, o Slingshot mostra alguns exemplos de fotos, vídeos e mensagens multimídia já compartilhadas. Quem quiser experimentar o serviço pode baixar o app gratuitamente em sling.me/download.