A situação nos aeroportos do país está normalizada na manhã desta terça-feira, após um dia tumultuado ontem, com uma série de atrasos nos voos da companhia aérea Gol. À meia-noite, mais de 40% dos voos da empresa saíram fora do horário marcado, com 368 atrasos em 829 partidas programadas.
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, segundo balanço da Infraero das 9h, das 663 partidas, apenas 30 (ou 4,5%) registraram atraso e 29 (ou 4,4%) tiveram que ser canceladas. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, das 27 partidas agendadas para o dia, apenas duas (ou 7,4%) foram atrasadas e não houve cancelamentos.`
Na noite de ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Gol para que prestasse esclarecimentos sobre a falha. A empresa terá dez dias para comprovar à Anac a prestação de assistência aos passageiros que tenham sido afetados pelos atrasos e cancelamentos de voos. A multa prevista pela agência por voo afetado chega a R$ 1,7 milhão.
Por meio de nota, a Gol informou que o problema ocorreu na infraestrutura da rede e o check-in precisou ser realizado de forma manual. A empresa disse que o sistema estava normalizado ainda pela manhã, mas o reflexos continuaram durante todo o dia.
Segue a íntegra da nota:
Continua depois da publicidade
A Gol informa que, devido a uma falha técnica na infraestrutura de rede, o seu sistema de check-in e documentação de voo ficou temporariamente inoperante nos aeroportos onde opera e o processo precisou ser realizado de forma manual.
Pelo mesmo motivo, alguns voos sofreram atrasos. A companhia ressalta que o sistema já está normalizado e que tomou as medidas necessárias para atender aos clientes da melhor forma possível.