Buracos, lama ou pó. Estes são os motivos de queixas dos moradores que esperam pela manutenção nas ruas em Jaraguá do Sul. Seguindo ritmo mais lento, a Prefeitura deve asfaltar 22 ruas em 12 bairros. Estas vias são de acesso a localidades e que ligam ruas secundárias. Já o Programa Nosso Asfalto, parceria do município com moradores, está suspenso.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região >>
Continua depois da publicidade
O secretário de Obras, Hideraldo Colle, afirma que, com a queda da arrecadação municipal, o programa foi suspenso por tempo indeterminado. Assim que a situação econômica melhorar, ele garante que os trabalhos serão retomados. No entanto, ele diz que os programas de recapeamento e manutenção de vias continuam.
Com o fim das férias coletivas, as máquinas da Prefeitura voltaram a funcionar apenas na semana passada. Enquanto isso, moradores aguardam por melhorias. Na rua Emilio Otto Augusto Oldenburg, no bairro Jaraguá 99, um buraco com cerca de dois metros de diâmetro e mais dois metros de profundidade se formou no canto da rua por causa da forte chuva no final de dezembro. Segundo a moradora Rute Ferreira Dias, a casa dela está sem acesso por causa do buraco e ele está ficando maior, comprometendo o muro de casas vizinhas.
– Ligamos diversas vezes e não obtivemos um prazo para a melhoria. A Prefeitura sinalizou o buraco, colocou os cones e depositou a terra, mas não tapou o buraco. Uma situação complicada, porque mudou toda nossa rotina – afirma.
Continua depois da publicidade
Colle destaca que a Secretaria de Obras realizou um cronograma para a manutenção das ruas atingidas pela forte chuva no fim do ano passado. Ele diz que os casos mais urgentes serão priorizados. Os bairros mais afetados foram Ribeirão Cavalo, Nereu Ramos, Ilha da Figueira, Ribeirão Grande do Norte e Santo Antônio.
À espera da liberação
Em relação ao asfalto, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ronis Bosse, diz que a prioridade são as ruas estruturais, aquelas que têm o maior tráfego e que ligam outras vias secundárias. Ele aponta como prioridade as ruas Augusto Demarchi, Prefeito José Bauer e Waldemar Rau, no Três Rios do Sul; e Alwin Meier, no Jaraguá 99. A verba foi garantida por meio de financiamento de R$ 15 milhões da Agência de Fomento do Estado de SC (Badesc). As duas parcelas restantes devem ser liberadas em março e em julho. A primeira foi repassada no segundo semestre de 2015.
Na semana passada, os vereadores aprovaram o financiamento de R$ 8 milhões por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que contemplará cinco ruas. O repasse da verba ainda não foi definido. As ruas beneficiadas são Dorval Marcatto, Irineu Franzner, Amandus Rengel, Arduino Perine e Cecília Planincheck Marquardt.
Continua depois da publicidade
Há oito anos, João Tillmann espera pela pavimentação da rua Cecília Planincheck Marquardt, no bairro Rau. Segundo ele, outras gestões também prometeram a melhoria.
– É aquele ditado: acreditar para crer. Em dia de chuva, não conseguimos subir com os carros por causa da lama. Em dias secos, as pedras que colocam não ajudam a subir e é bem difícil para o motorista – diz Tillmann.
A cena se repete na rua Irineu Franzner. O morador Amilto Wittkoski afirma que é difícil principalmente para os pedestres, pois não existem calçadas.
Continua depois da publicidade