Em julho, o índice e-Flation registrou inflação de 0,08% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando um crescimento de 0,21 pontos percentuais em relação ao mês anterior, quando se observou deflação de 0,13%, e aumento de 1,48 pontos percentuais sobre junho de 2012, quando se computou -1,40%.

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Desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

Esta já é a quinta alta do ano, que acumula neste primeiro semestre inflação de 5,30%. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura inflação de 2,70%.

Somente três categorias apresentaram deflação em julho: Eletrodomésticos (-0,14%); Perfumes e cosméticos e CDs e DVDs (ambas com -0,06%). Já as demais categorias registraram crescimento: Eletroeletrônicos (+1,02%); Telefonia e celulares (+0,66%); Informática (+0,29%); Cine e Fotos (+0,22%); Medicamentos (+0,15%); Livros (+0,09%) e Brinquedos (+0,02%).

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– Este cenário é reflexo da alta da inflação verificada em lojas físicas do varejo. Contudo, no campo virtual, ela é mais contida por conta da maior capacidade de pesquisa dos consumidores, o que proporciona grande concorrência e inibe uma elevação brusca nos preços – comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.