Uma pesquisa divulgada pelo career.com, site especializado em empregos, listou as melhores e piores profissões de 2012 colocou no topo da lista o profissional atuário (responsável por mensurar e administrar riscos, precisando de conhecimentos em matemática, direito, estatísticas, finanças e economia). No final da lista, entre as 200 profissões listadas, aparece o repórter. O levantamento levou em conta cinco critérios: ambiente de trabalho, renda, demandas físicas, estresse e perspectivas de contratação.

Continua depois da publicidade

“Os resultados que apresentamos são mais do que curiosidades. Ao contrário de muitas outras facetas da vida, os empregos são escolhas que fazemos, onde podemos ficar ou mudar. Portanto, a medida de um trabalho pode nos dizer muito sobre a qualidade de nossas vidas”, diz o texto da apresentação da pesquisa.

Para formar a lista, o career.com usou dados do Centro de Estatísticas do Trabalho e de agências do governo dos Estados Unidos. É uma pesquisa, portanto, baseada na realidade norte-americana. Este é o 25º ano da pesquisa, que sempre gera muita expectativa por parte dos trabalhadores americanos, pois passam mais tempo no emprego do que em outros locais. Segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho, as pessoas vivem dois terços do dia no trabalho, ou em função dele.

10 melhores profissões de 2013

1 Atuário

Continua depois da publicidade

2 Engenheiro biomédico

3 Engenheiro de software

4 Profissional de audiologia

5 Consultor financeiro

6 Higienista dental

7 Terapeuta ocupacional

8 Optometrista

9 Fisioterapeuta

10 Analistas de sistemas da computação

10 piores profissões de 2013

191 Comissário de voo

192 Carpinteiro

193 Carteiro

194 Leitor de água e luz

195 Leiteiro

196 Trabalhador de refinaria de petróleo

197 Ator

198 Soldado

199 Lenhador

200 Repórter (Jornal)

Para acessar a lista completa clique AQUI.