Referência para quem procura livros raros ou com baixo preço na internet, o Estante Virtual teve parte de seu acervo retirado do ar nesta segunda-feira. O site, que reúne sebos e livrarias de todo o país, viu cerca de 150 de seus 1,3 mil livreiros retirarem seus catálogos por um dia. O objetivo era manifestar a indignação dos profissionais com taxas e políticas de manutenção. Entre as principais queixas, estavam o aumento das tarifas de venda para até 12% – aproximadamente o dobro do que os livreiros costumavam pagar – e a impossibilidade de exportar um documento com o acervo cadastrado diretamente no site, trabalho feito pelos próprios livreiros.
Continua depois da publicidade
– Alguns anos atrás, temendo perder parte do mercado de livros usados pela internet, o Estante Virtual bloqueou a exportação de planilhas para que não pudessemos alimentar outros sites concorrentes – argumenta Alex Buzeli, do Sebonet Livraria Virtual, em São Paulo.
Em nota oficial, o Estante Virtual justificou o aumento da taxas:
– Durante muito tempo, mantivemos tarifas de venda bem abaixo da qualidade do serviço ao qual nos empenhávamos em oferecer a nossos parceiros. Entretanto, fomos percebendo que essa política nos obrigava a reduzir a capacidade de investimento e ampliação do site – explica o documento.
O portal acabou revendo os aumentos. Uma tabela, que previa faixas de tarifas de venda entre 8% e 12%, conforme o volume transações de cada comércio, foi reformulada para que mais livreiros pudessem ficar entre as faixas com taxas menores.
Continua depois da publicidade
– Assim como sempre fizemos, estamos abertos aos comentários, críticas e sugestões. Prova disso é que já revimos os índices referentes à tarifa de venda – diz a nota oficial.
Mas a solução não agradou a todos, como afirma Jackson Goldbath, coordenador de vendas online do Sebo Líder II, de Curitiba:
– Queremos aumentar a mobilização e promover novas ações.
O grupo de livreiros não descarta uma migração em massa para outro serviço de vendas ou a retirada dos acervos por períodos mais longos.