O site oficial da Prefeitura de Criciúma foi hackeado na noite de quinta-feira (28). Apesar de ter deixado a página fora do ar até a manhã desta sexta-feira (1°), a ação foi considerada superficial pelo diretor de Tecnologia da Informação do Prefeitura, Tiago Ferro Pavan.

Continua depois da publicidade

A ação foi percebida ainda na noite de quinta. Uma arte foi inserida na página inicial do site com uma mensagem na qual o hacker afirmava que o "foco é só demonstrar que nada é seguro nessa tal internet".

— Foi um ataque superficial que modificou o arquivo index do sistema (apenas redireciona a página de entrada para uma outra foto ou layout, ou hotsite) — explicou Pavan por meio de nota.

O diretor de Tecnologia da Informação afirma que nenhum dado, servidor ou documentos foram acessados pelo hacker. De acordo com ele, a plataforma da prefeitura possui dezenas de barreiras firewalls de segurança que teriam impedido o acesso. A página voltou ao ar às 8h desta sexta-feira (1°).

— Algumas máquinas demoram para atualizar a página. A gente recomenda dar um CTRL + F5 (para limpar o cache) na página, porque ela já está disponível — explicou.

Continua depois da publicidade

O diretor de TI ainda disse que ataques como esses, aos index, são comuns em sites governamentais por serem áreas nas quais os hackers modificam a página de entrada com mais facilidade "por simples brincadeira de mau gosto".

Em nota, a Prefeitura de Criciúma também lamentou e condenou o ocorrido afirmando que a atitude apenas "causa prejuízo ao cidadão".

Leia mais notícias da região Sul de Santa Catarina