Universidades brasileiras alteraram ou suspenderam o cronograma de matrículas após não receberem do Ministério da Educação (MEC), até o final da tarde desta terça-feira (28), a lista dos aprovados no processo seletivo. Diante disso, a pasta decidiu ampliar o prazo para a etapa, passando de 31 de janeiro para até o dia 3 de fevereiro. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o MEC, a decisão será publicada no Diário Oficial da União e as mudanças não afetarão o calendário acadêmico. O atraso na divulgação na lista dos aprovados afetou pelo menos 10 instituições federais como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
A Universidade de Pernambuco (UPE) informou que estava sem acesso aos resultados oficiais do Sisu no sistema. Por isso, prevê que as matrículas comecem apenas em 29 de janeiro. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) optou por suspender o processo e só publicar um novo cronograma quando tiver acesso às listas de aprovados.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) também disse que enfrentou problemas e apenas obteve acesso a lista no final da tarde desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
“Como pode esse processo ser a coisa mais confusa do mundo?”, disse uma estudante nas redes sociais. “Já não basta o site do Sisu ser uma batata. Agora é o site da universidade que não libera a matrícula”, afirmou outro.
Resultados foram divulgados com um dia de atraso
O resultado foi divulgado com um dia de atraso em relação ao anunciado inicialmente pelo MEC. No domingo (26), a divulgação de aprovados foi suspensa em comunicado pela pasta, que alegou problemas técnicos.
Na manhã de segunda-feira, a lista completa de aprovados e de espera, que deveria aparecer na primeira página, estava sendo divulgada em planilhas do Excel. Para saber sua colocação, o aluno precisava baixar o documento e verificar seu nome na planilha, junto com outras dezenas de nomes. O erro foi corrigido por volta das 12h30min.
Nas redes sociais, alunos reclamam da formatação fora do comum. “Lançaram o resultado do Sisu em uma PLANILHA DE EXCEL onde tem todos os cursos de forma totalmente bagunçada, fora de ordem, classificação não tá em ordem, cotas e ampla concorrência tudo misturado”, reclamou outra.
Continua depois da publicidade
Procurado pelo NSC Total, o Ministério da Educação, responsável pelo sistema, não explicou o motivo do formato de planilhas na divulgação da lista de espera.
O que diz o Ministério da Educação
Candidatos devem acessar o boletim na página do Sisu, via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, para conferir resultado e posição na lista de espera. Edição ofertou 261 mil vagas e teve 254 mil estudantes aprovados na chamada regular. Lista de espera vai até 31/1
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Para conferir o resultado, aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 deverão acessar o boletim do candidato na página do Sisu, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O sistema também informa a colocação na lista de espera, que recebe manifestações de interesse até 31 de janeiro. Nesta edição, foram ofertadas 261.779 vagas e 254.899 estudantes foram aprovados.
Leia mais
Inscrições do Prouni terminam nesta terça-feira com mais de 25 mil vagas em SC
Mudança de professores de educação especial para auxiliares provoca reações em Florianópolis