Quando o condomínio Vivenda das Palmeiras, no Canto da Lagoa, em Florianópolis, foi construído, há cerca de 14 anos, optou-se por uma alternativa mais ecológica de tratamento individual de esgoto, já que não havia sistema público disponível.A solução veio através do sistema que se inicia no tanque séptico – e neste caso, sumidouro –, embora não seja obrigatório, e depois passa por camadas de areia e raízes de plantas.
Continua depois da publicidade
Chamado de zona de raízes ou wetlands, o sistema consiste em biofiltros constituídos pelas raízes de plantas.O síndico Marcelo Ribas Pereira explica que a iniciativa agrada os cerca de 90 condôminos e ainda ajuda a economizar, já que a água que passa pelas raízes é utilizada para regar o jardim do residencial:
— Não sabemos precisar quanto é a economia, mas sempre pagamos a taxa mínima de consumo de água — observa.
Saiba como se conectar à rede pública ou instalar sistema individual de tratamento de esgoto
Continua depois da publicidade
Para o engenheiro civil, sanitarista e ambiental Reginaldo Jaques, esse sistema é mais eficiente que o tratamento com fossa, filtro e sumidouro, pois reduz ainda mais a matéria orgânica e retira os nutrientes que podem impactar rios, lagoas e mares. Além disso, o sistema é facilmente incorporado ao paisagismo.
Número de casos de virose deixa Florianópolis em alerta
Mas antes de optar por uma metodologia, é fundamental procurar o auxílio de um profissional especializado e ver se tem área suficiente disponível no terreno. O sistema individual de tratamento só deve ser adotado quando não há rede pública de coleta e tratamento de esgoto disponível.
A mestre em engenharia ambiental Janete Feijó reforça que o sistema de zona de raízes também precisa de cuidados constantes dos proprietários. Além da limpeza da fossa periodicamente, é necessário fazer a poda das plantas e a retirada das ervas daninhas.
Continua depois da publicidade
Dicas para o uso correto da rede de esgoto (pública e individual)
Não jogue papéis, cigarros, absorventes, cabelo, camisinha, papel higiênico, restos de comida ou qualquer tipo de lixo no vaso sanitário ou na pia
Toda água que sai da pia da cozinha deve passar pela caixa de gordura, que existe para impedir o entupimento dos canos da rede de esgoto, inclusive nos sistemas individuais
Mantenha os ralos dos banheiros, pias e lavanderias livres de sujeira
A água do tanque e da lavanderia também é esgoto, assim como a água do banheiro
A água da chuva não deve ser lançada na rede de esgotos, pois pode provocar extravasamento e contaminação. Ela deve ser direcionada para as galerias pluviais da sua rua
Continua depois da publicidade
Uma das principais causas de entupimento do sistema é a gordura. Por isso, não descarte óleo de cozinha no ralo
Como descartar o óleo
Depois de usar o óleo na fritura, espere esfriar para transferi-lo a um recipiente (pode ser uma garrafa PET), utilizando um funil e uma gaze, que vai servir para filtrar os resíduos sólidos do óleo
Leve a garrafa tampada até o ponto de entrega dos programas de recolhimento de óleo da sua cidade. Em Florianópolis, por exemplo, há o Programa ReÓleo.
Continua depois da publicidade
Fonte: Casan