Foram definidos os assuntos que irão embasar a Marcha Contra a Corrupção, organizada pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Joinville. Representantes do Ministério Público, de instituições e da sociedade civil vão às ruas para demonstrar indignação sobre alguns assuntos e exigir respostas. O protesto será realizado no sábado, dia 21 de abril, às 16 horas, saindo da frente do Fórum até o Mercado Municipal.
Continua depois da publicidade
Depois de discussão entre os 25 participantes da reunião de segunda-feira do fórum, ficaram definidas três bandeiras para o evento. A principal delas será “SOS STF: julguem o mensalão já!”.
A preocupação neste caso é por causa da prescrição dos crimes no fim do ano. Segundo o promotor de justiça e coordenador do encontro, Afonso Ghizzo Neto, a maioria deles irá prescrever caso não sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal ainda neste ano.
– Queremos que condene ou absolva. Mas que dê uma satisfação para a sociedade. Devemos cobrar do Supremo o que ele tem que fazer. Ele não está acima de ninguém -, explica Ghizzo Neto.
Continua depois da publicidade
A segunda bandeira tem relação com o fim do voto secreto no Legislativo para que a população possa fiscalizar melhor a ação dos políticos e como eles estão se posicionando quanto aos projetos no Congresso, nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores.
E a terceira, mas não menos importante, tem cunho estadual e local. Eles irão pedir mais transparência no sistema prisional de Santa Catarina, motivados também pelas reportagens publicadas nos últimos dias pelo jornal “A Notícia” sobre as conversas de presos em chat por telefone.
Quem quiser participar da marcha pode ir em frente ao Fórum. A concentração começa às 15 horas. Segundo Ghizzo Neto, todos estão convidados, inclusive famílias com crianças. A ideia é tornar um evento familiar, destinado a toda a sociedade.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: