Nesta segunda-feira (7), o encerramento do prazo para pagar a cota única do IPTU 2019 de Florianópolis com desconto de 20% levou dezenas de pessoas ao Pró-cidadão do Centro, na Avenida Mauro Ramos, para obter a segunda via do boleto de pagamento. A instabilidade do sistema para emissão da 2ª via do carnês causou indignação de contribuintes.

Continua depois da publicidade

Os moradores que buscaram ajuda do Pró-cidadão não receberam os carnês enviados pelo correio. A prefeitura alegou não ter sido informada pelos correios sobre o número de carnês entregues ou recebidos pelos contribuintes.

Em entrevista ao Estúdio CBN, o gerente de receitas e tributos da capital Georges Mavros Filizzol afirmou que a prefeitura estudava até o início desta tarde prorrogar o prazo de pagamento.

Pouco antes das 16h, por meio de sua assessoria, a prefeitura informou que não prorrogaria o prazo, já que a data para pagamento consta em lei municipal e não pode ser alterada por decreto.

Até por volta das 10h30, 96 pessoas aguardavam na fila para pegar uma senha de atendimento no Pró-cidadão do Centro, em sua maioria pessoas que não receberam o carnê pelo correio.

Continua depois da publicidade

Com a instabilidade do sistema, o site iptufloripa.com.br, muitos contribuintes ficaram até 1 hora a espera de auxílio e, com a demora, alguns desistiram.

O superintendente do Pró-cidadão Marcelo Bhorer explicou que a instabilidade do sistema se deve ao excesso de acessos e que a prefeitura trabalha para resolver a questão. O Pró-cidadão tem atendimento até as 17h.

O gerente de receitas e tributos da capital Georges Mavros Filizzola informou que há possibilidade de o prazo para pagamento da cota única com desconto ser estendido.

– A questão da prorrogação foi levantada, está sendo discutida em âmbito superior, entre o gabinete do prefeito e do secretário. Por enquanto, não chegou até mim nenhuma minuta de prorrogação. De manhã, fui comunicado pela assessoria jurídica que estava sendo discutida a possibilidade de prorrogação – afirmou.

Continua depois da publicidade