Mesmo que estejam em outra cidade, em outro Estado, os funcionários e clientes da empresa Tigre não têm dificuldades para conhecer os produtos e aprender mais sobre a empresa. Por meio de um computador ou tablet, é possível acessar o sistema de capacitação, fazer cursos, conhecer os produtos.

Continua depois da publicidade

Quando é lançado algo novo, ou sempre que alguém passa a integrar o grupo como parceiro ou vendedor, a orientação é buscar no sistema ajuda para ficar bem preparado.

– Nós usamos há um bom tempo e facilita muito. O sistema é bem interessante porque consegue dar para a gente quem fez o curso, qual nota tirou e tem toda uma gestão em cima disso. Daí surge toda a nossa capacitação, tanto interna quando de alguns clientes que usam para capacitar a equipe deles -, avalia o gerente de produtos da empresa, Maurício Douglas Cagnato.

A mesma solução usada por quase duas mil pessoas para a formação comercial, também é usada por instituições de ensino em todo o Brasil. A tecnologia é desenvolvida aqui mesmo em Joinville por quatorze funcionários da Totvs.

Continua depois da publicidade

Especializada no desenvolvido de softwares para diversas áreas, a empresa criou o sistema de ensino a distância, o chamado e-learning (), a partir de uma necessidade própria, que começou a surgir por volta de 2007. Aplicando as soluções com os 800 funcionários, eles foram aperfeiçoando a tecnologia e personalizando o sistema para cada cliente.

– Nós usamos muitos recursos gráficos para explorar ao máximo as informações -, afirma o diretor de segmentos da Totvs, Gilsinei Hansen.

O sistema usa a tecnologia Java para web. Uma ferramenta bastante comum no mundo dos softwares, mas o diferencial da solução é possibilitar a integração com outros sistemas de gestão também desenvolvidos pela Totvs.

Continua depois da publicidade

– É uma opção. Os clientes podem usar apenas esse sistema ou integrá-lo a outros. E também pode ser algo bem particular, como um curso para capacitar funcionários até um sistema complexo de uma universidade com diversos campi espalhados pelo país -, fala Hansen.

Outro ponto de destaque do sistema é a base de dados poder ficar armazenada tanto no servidor da empresa quanto no data center da própria Totvs. A estimativa é de que, por mês, cem mil pessoas utilizem o sistema.

A funcionalidade que permite o software rodar em diferentes aplicações é uma aposta da empresa em uma tendência: “a solução vai ao encontro dessa geração nova que quer aprender de onde está e a gente faz isso com os dispositivos móveis. Dessa maneira, o sistema pode ser usado complementando os cursos parcialmente online ou ser um suplemento do curso totalmente a distância”, complementa.

Continua depois da publicidade