Instituição financeira com a segunda maior rede de atendimento bancário no Brasil, o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) quer reforçar o seu compromisso como uma “empresa de inclusão financeira”. E quando se fala em Santa Catarina, este laço se torna ainda mais forte – dos seis milhões de cooperados no país, cerca de 20% estão no estado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para se ter uma ideia do alcance, ela é a única instituição financeira em 336 municípios do país. Em SC, faltam somente 15 municípios para que todos sejam atendidos pela cooperativa. Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, as grandes instituições financeiras não mantêm pontos nessas cidades por considerarem não ser vantajoso.
– Acho que o trabalho que nos comprometemos a fazer lá atrás, quando criamos o nosso sistema, era sempre promover soluções, experiências inovadoras e sustentáveis através da cooperação para sempre melhor a qualidade do nosso associado, de seus familiares, da região que ele participa. Afinal, de nosso estado e, por que não dizer, de nosso país – declarou Schneider, em entrevista ao Empresas e Negócios, da CBN Floripa.
> Brasil deixa de exigir teste de Covid para entrada no país
Continua depois da publicidade
Em 2022, a expectativa é de que sejam inauguradas mais 60 agências na região Sul do país. Sem cobranças de prestações de serviços e taxas de juros menores, o sistema de cooperativas de crédito é também o segundo maior financiador da produção agrícola em território catarinense. No Sicoob, o cooperado, como dono do empreendimento, não é apenas um cliente, como também participa das decisões e resultados financeiros.
– Não somos um sistema engessado. Somos um sistema onde as cooperativas, naquela sua área de ação, através de sugestão de cooperados e assembleias, podem criar produtos específicos para aquela região – explica Schneider.
Ouça a entrevista:
O programa
Criado em 2014, o Empresas e Negócios é um espaço da CBN Floripa, por volta de 10h30 aos sábados, que leva ao ouvinte entrevistas com lideranças de sucesso no setor empresarial. A atração faz parte do CBN Sábado Show, que entra no ar a partir de 10h no 740 AM, 91.3 FM e plataformas digitais.