Toda vez que surge uma nova tecnologia suas antecessoras sofrem com a ameaça do fim – com o livro não seria diferente. Porém, mesmo com a popularização de rádio, televisão, internet e tablets, as obras em papel continuam ocupando um espaço relevante na vida das pessoas. Neste contexto, as bibliotecas ainda funcionam como templos para guardar quilômetros de conhecimentos em diversas áreas.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis a busca aumenta a cada ano na Biblioteca Pública do Estado (BPSC), localizada na Rua Tenente Silveira, no Centro da cidade. E a incorporação de um sistema de consulta online do acervo (sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio) garante que o crescimento será maior em 2014. Se a procura continuar no ritmo atual, a marca do ano passado será alcançada até setembro.
– Houve um aumento de empréstimos nos últimos anos principalmente depois da implantação desse sistema, que ocorreu em novembro de 2013. Antes as pessoas tinham que vir até aqui para pesquisar o acervo e muitas delas acabavam não fazendo isso por acreditar que ele era desatualizado – afirma Patrícia Karla Firmino, administradora do espaço.
No sistema constam aproximadamente 43,4 mil usuários, dos quais 5,3 mil estão com livros emprestados. Para se cadastrar é preciso ir até o local portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone) e uma foto 2×2 ou 3×4. Menores de 16 anos precisam de autorização de pais ou responsável. É possível emprestar até dois livros por um prazo de 15 dias, que pode ser renovado por mais 15 (com exceção daqueles indicados para concursos, vestibulares e didáticos).
Continua depois da publicidade
Por mês, cerca de 3 mil circulam pela BPSC procurando por títulos de literatura (45%), didáticos (44%), vestibular (6%) e infantis (5%), de acordo com dados de 2011 até o momento. Para renovar o acervo, o Governo do Estado investe uma média de R$ 50 mil por ano, incluindo nesse montante cerca de 40 exemplares de cada obra selecionada para as provas dos vestibulares da UFSC e da Udesc.
Leia mais: