Pelo menos 199 pessoas fraudaram o sistema de bilhetagem do transporte público de Blumenau nos primeiros 30 dias de funcionamento da fiscalização por biometria facial. O número corresponde à quantidade de pessoas que usaram cartões de estudante ou passe livre indevidamente, foram chamadas para prestar esclarecimento na Blumob e no Seterb e já tiveram o cartão bloqueado por 30 dias.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Há outros casos sendo investigados. No total o sistema detectou mais de 1,1 mil usos indevidos de cartões no período. Como há casos em que uma mesma pessoa usou o cartão mais de uma vez, o número de fraudadores é menor.
Do total de fraudadores flagrados, 193 usaram cartões para estudantes, que têm, 50% de desconto, e seis passaram cartões de passe livre. Na maioria dos casos, os próprios pais usavam os cartões dos filhos estudantes.
A pessoa que usa o cartão é fotografada e as imagens são comparadas com as que estão cadastradas no sistema para verificar se quem está usando o cartão é de fato a pessoa que tem direito ao desconto ou passe livre.
Continua depois da publicidade
O sistema de fiscalização por biometria facial começou a funcionar no dia 6 de agosto. Todos os ônibus da cidade possuem câmeras junto ao validador.
Para o presidente do Seterb, Marcelo Althoff, o número surpreende negativamente. A média de oito fraudes por dia útil é considerada alta pela autarquia. A ideia é acompanhar a evolução dos casos e, se for necessário, iniciar uma campanha de conscientização, principalmente com pais de estudantes de Blumenau.