A Síria “já concordou” com a proposta russa de colocar seu arsenal químico sob controle internacional, afirmou nesta terça-feira em Moscou o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mualem, citado pelas agências de notícias russas.

Continua depois da publicidade

– Ontem (segunda-feira) tivemos uma sessão de negociações frutífera com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e à noite demos nosso acordo à iniciativa russa – declarou Mualem, segundo as agências

A Rússia propôs na segunda-feira que a Síria coloque sob supervisão internacional seu arsenal de armas químicas, uma ideia bem recebida pela ONU e por muitos países, incluindo a própria Síria.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou na segunda-feira “potencialmente positiva” a proposta da Rússia, embora tenha estimado que a mesma responde à ameaça de ataques militares.

A ideia da Rússia levou ao adiamento da votação prevista para quarta-feira no Senado americano sobre o plano de Obama de realizar ataques limitados na Síria.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, a UE anunciou que desbloqueava uma parcela da ajuda de 58 milhões de euros para que o Líbano possa enfrentar o fluxo de refugiados sírios.

– Estudamos a proposta com interesse. Toda proposta que possa reduzir a violência na Síria é bem-vinda e estamos dispostos a ajudar no que for – declarou Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton.