Representantes da Executiva Estadual do SINTE/SC estiveram reunidos em audiência com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Herneus de Nadal, que este ano será o relator do processo de prestação de contas do Governo do Estado. O objetivo da audiência foi abrir um diálogo com o TCE, visando esclarecer as dúvidas do Sindicato em relação aos gastos com a Educação em Santa Catarina, visto que, desde 1996 as contas do Estado são aprovadas, com ressalvas e recomendações inclusive nesta área. A inclusão do pagamento dos inativos nos recursos da educação é o fato mais polêmico já denunciado pelo SINTE ao Ministério Público sem providências efetivas. O Professor Luiz Carlos Vieira, Coordenador Estadual do SINTE/SC, detalhou as reivindicações dos trabalhadores no Magistério. Penso que seja a hora de encerrarmos definitivamente essa discussão com o esperado esclarecimento do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O Olho Azul da Falecida – hoje último dia
Um dos melhores grupos teatrais do sul do Brasil – Teatro Sim… Por que Não!? encerra hoje a mini temporada d`O Olho o Azul da Falecida, do dramaturgo inglês Joe Orton. O espetáculo terá início às 21 horas, no Teatro de Álvaro de Carvalho. Sob a direção da paulista Neide Veneziano (que já dirigiu o grupo em “E o céu uniu dois corações” em 2005, O Olho é 13° espetáculo da trupe que completou em fevereiro deste ano a heróica marca de 28 anos de estrada. A escolha do texto de Orton foi mais um desafio do grupo que mergulhou no sutil humor negro inglês dos anos 60 para emergir com leveza nos problemas do Brasil de 2014. O Projeto foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle 2013 e tem o apoio do Museu da Escola Catarinense e Caixa Econômica Federal. O Patrocínio é da Fundação Catarinense de Cultura – Secretária de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado de Santa Catarina. Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 à venda no TAC.
Audiência pública discute o uso de amianto em SC
Continua depois da publicidade
Hoje, a partir das 13 horas, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), para esclarecer sobre a nocividade do amianto, dos riscos à saúde decorrentes da exposição ao amianto ou a produtos que o contenham, bem como as obrigações legais decorrentes do seu aproveitamento econômico. No Estado de Santa Catarina, onde ainda não existe legislação estadual de banimento do aproveitamento econômico do amianto, o Ministério Público do Trabalho apoia o processo legislativo para a aprovação da Lei que trata do assunto (PL./0179.5/2008), a exemplo dos Estados dos RS, SP, RJ, PE e MG, e de mais de sessenta países da comunidade internacional. Foram notificados a participar da audiência, empresas que comercializam produtos com amianto e empresas da construção civil de Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau.