Passam de 3 mil as vagas de emprego disponíveis em Santa Catarina até esta sexta-feira (18). As oportunidades estão distribuídas em mais de 100 cidades, para diversas funções, de acordo com o coordenador estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado Ramon Fernandes.

Continua depois da publicidade

– A região Oeste é o que está em destaque por conta do agronegócio. Falando especificamente do agronegócio, a gente tem visto uma grande oferta de oportunidades. São números até expressivos, que a gente não via até o início desse ano mais voltado para o seguro-desemprego e hoje a gente tem mais de 300 oportunidades de emprego na Grande Florianópolis só tratando de Sine – explicou.

Entre os locais com mais vagas estão São Miguel do Oeste (864), Concórdia (288) e Chapecó (271), Tubarão (330), Grande Florianópolis (300) e em Joinville (136).

Para pessoas com deficiência (PCD), são cerca de 258 vagas de emprego em Santa Catarina. Antes da pandemia, o Sine recebia centenas de pessoas por dia, mas hoje, embora o trabalhador seja atendido após agendamento, a procura é baixa.

– No início (da pandemia), a gente teve muita procura por seguro-desemprego. Hoje, o seguro-desemprego atende de forma web mais de 50% a todo estado. A gente começou a identificar uma falta de procura durante a pandemia para oportunidade de trabalho. Claro, por o transporte público estar retomando de forma gradativa isso dificulta um pouco para o trabalhador e o auxílio emergencial também está dando uma estabilidade momentânea – comentou.

Continua depois da publicidade

Quem tiver dificuldade pra se deslocar nesse período, pode verificar as vagas de emprego pelas plataformas digitais de atendimento, que são o aplicativo Sine Fácil e o site empregabrasil.mte.gov.br.Para utilizar o aplicativo Sine fácil, é necessário fazer o download gratuito do aplicativo.

Assim que conseguir entrar no site ou aplicativo, o trabalhador pode conferir e atualizar o seu cadastro. Ao encontrar a oportunidade de seu interesse, a pessoa acessa as informações sobre a empresa que faz a seleção para agendamento de entrevista.

Se o trabalhador não tiver acesso à internet ou outra dificuldade pode agendar um horário de atendimento em qualquer unidade do Sine.