Você já se sentiu completamente exausto, irritado e desanimado antes de um período de férias? Saiba que esse sentimento não é incomum, e apesar de não ter uma denominação oficial, é apontado por alguns profissionais de saúde como “síndrome pré-férias”.

Continua depois da publicidade

De acordo com psiquiatra Maria Fernanda Caliani, especialista em terapia cognitiva comportamental, a síndrome é marcada pela sensação de cansaço extremo e falta de paciência sentida antes de um momento de descanso agendado. “Nosso cérebro, sabendo que há um período de descanso se aproximando, começa a implorar por um tempo para respirar” esclarece.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

A psiquiatra explica ainda que, assim como a exaustão ocupacional, a síndrome não é um diagnóstico médico oficial. Ainda assim, especialistas concordam que ambos são consequências reais do estresse crônico no ambiente de trabalho. “É fundamental reconhecer esses sinais e buscar maneiras de gerenciar o estresse antes que ele se torne insuportável”,  adverte Maria Fernanda.

Fique alerta aos sintomas comuns

  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Cinismo
  • Queda de produtividade

De acordo com a médica, os principais desencadeadores incluem altas demandas de trabalho, baixo controle sobre as tarefas e o esgotamento causado pela expectativa de entrar em férias.

Como lidar com a síndrome pré-férias?

A chave está em cuidar de si mesmo. “Reconheça quando você está começando a se sentir assim e aposte em momentos de pausa e descanso durante a sua rotina, para ajudar a prevenir níveis perigosos de esgotamento,” sugere a psiquiatra.

Continua depois da publicidade

Leia também

6 dicas para cuidar do corpo nas férias sem sair de casa

Como o horóscopo chinês pode fazer você ganhar a Mega da Virada 2024

11 coisas que você aprende tarde demais na vida