Uma ação de seis sindicatos de Itajaí surpreendeu quem passava pela rua Alfredo Eicke nesta quinta-feira. Uma bicicleta branca e faixas homenageavam a ciclista Gleide Fabiana Foss, que morreu no dia 28 de abril em uma colisão com um veículo no local. A atitude faz parte da campanha das entidades por mais ciclovias no município, que começou na semana passada – atualmente a cidade tem apenas 22 quilômetros de malha cicloviária.
Continua depois da publicidade
A campanha, que tem ações de segunda a sexta, deve ser intensificada até a o aniversário da cidade em 15 junho. Além da homenagem, as entidades estão distribuindo panfletos e colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue à prefeitura.
Fazem parte da ação o Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes da região (Sechobar), Sindicato dos Empregados no Comércio de Itajaí, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vestuário (Sitravest) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Pesca (Sitrapesca).
De acordo com a presidente do Sechobar, Olga Ferreira, a homenagem lembra um mês da morte da ciclista e é uma forma de exigir respeito e segurança para trabalhadores e pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte.
Continua depois da publicidade
– Essa via e a Estefano José Vanolli são grandes avenidas que dão acesso ao trabalho e onde faltam ciclovias. As ciclovias estão mais na parte central e onde o trabalhador precisa não têm. Chega quase a ser um homicídio andar de bicicleta e nós não podemos ficar omissos – afirma.