Após duas paralisações totais no transporte coletivo de Blumenau na quinta-feira, a entrada dos trabalhadores em estado de greve e a ameaça de novas interrupções no serviço, o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) garantiu neste fim de semana que os ônibus irão rodar normalmente na cidade na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do sindicato, Pradelino Moreira da Silva, a diretoria da entidade deve se reunir de manhã com o setor jurídico para avaliar os próximos passos. Há uma reunião de conciliação marcada entre a Blumob e o Sindetranscol às 16h desta segunda no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Florianópolis. Através de nota, a Blumob disse que irá comparecer e espera poder dar sequência às negociações. O sindicato disse que ainda não foi notificado oficialmente sobre a reunião.
Na sexta-feira à noite uma decisão do TRT também determinou que, em caso de greve, os trabalhadores devem manter um efetivo mínimo de 70% nos horários de pico e 30% nos demais horários.
Sindicato e Blumob estão em negociação de campanha salarial e ainda não chegaram a uma decisão. A empresa quer apenas renovar a atual convenção coletiva, enquanto os trabalhadores desejam aumento de salário e novas cláusulas que protegem os trabalhadores de mudanças na nova lei trabalhista e terceirização.
Continua depois da publicidade