Um acordo entre o Sindicato dos Servidores Públicos (Sintrambav) e o prefeito Claudemir Matias (PSB) deu fim à greve do funcionalismo público nesta terça-feira em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. Os profissionais voltam ao trabalho a partir desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

A categoria reivindicava o reajuste salarial pela inflação (9,83%), mas a negociação terminou com um aumento de 3,58%, que serão pagos em duas vezes, em julho e setembro.

– Sabemos que não atingimos o que realmente nossos professores e servidores têm por direito, mas seguiremos buscando caminhos para que possamos um dia ter todas as possibilidades financeiras em atender o que é de direito – afirmou o prefeito.

Segundo o presidente do sindicato, Jossias Rocha Coutinho, a greve durou 26 dias e, inicialmente, mobilizou entre 200 e 250 servidores. Nos últimos dias, cerca de 90 pessoas ainda aderiam à paralisação.

Continua depois da publicidade

O movimento perdeu força em razão de duas liminares, em 18 de maio e 2 de junho, que obrigaram os profissionais de educação e saúde a voltarem ao trabalho, sob risco de multa ao sindicato caso houvesse o descumprimento.

Em negociação entre o Sintrambav e a Prefeitura, o governo municipal aceitou ressarcir os dias parados que foram descontados dos servidores. O calendário de reposições será formulado entre servidores, sindicato e o município.