Com 56 anos de existência, o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Florianópolis passa por eleição de diretoria acada três anos. Mas pelo menos nas últimas três décadas, houve apenas chapa única. Nesta quinta-feira, no entanto, haverá oposição e situação disputando votos da categoria.
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O serviço não deve ser prejudicado à população, já que são 671 taxistas na cidade, mas somente 185 estão aptos a votar e terão das 9h às 18h para fazer isso. O candidato a presidente pela situação,Evandro Brasil, explica que a ausência de chapa contrária sempre se deu por falta de pessoal.
— Anteriormente,tinham 250 taxistas na cidade, e pouco quadro associativo. Por isso havia muita dificuldade em montar inclusive a chapa de situação —justifica.
Conforme a comissão eleitoral, no site do Sindicato, as chapas tentaram impugnar a candidatura uma da outra. No entanto, cada lado diz que foi somente a chapa rival que tentou. Segundo Brasil, a chapa de situação quis, na verdade, impugnar a eleição, por ser contra aforma como foi escolhida a comissão eleitoral. Nenhuma das tentativas teve êxito e a eleição está mantida.
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— A atual gestão está no poder há 30 anos. Não existe uma renovação,o que é essencial para qualquer sistema político. O Ministério Público entrou como conciliador para acompanhar o processo eleitoral— afirma o candidato da oposição, Irandir Oliveira.
Contra o Uber
Sobre o aumento nas tarifas de táxi, a Evandro Brasil diz que Florianópolis é a segunda capital mais cara do País e tema 17ª tarifa de táxi. Logo, irá tentar um reajuste mais consistente. Já Irandir afirma que, se vencer a eleição, lutará para que o reajuste seja sempre a reposição da inflação, feito por decreto,”para que não haja briga todos os anos”.
Com relação ao Uber, não importa quem vença: a futura gestão do sindicato será contra o serviço na capital. O presidente da empresa no Brasil já falou do interesse em trazer o aplicativo para cá.Para Evandro Brasil, a frota de táxis de Florianópolis já é suficiente para a demanda.
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— É uma concorrência desleal. O táxi tem uma legislação a cumprir, é cadastrado. Nosso carro é de aluguel, tem placa vermelha. E o seguro é três vezes mais caro do que carro particular. Nossos custos são bem maiores — protesta Brasil.
— Nós no sindicato temos o dever de buscar uma excelência no nosso serviço. Temos carros de última geração na cidade, uma boa frota e vamos qualificar os motoristas. Essa será a nossa arma contra o Uber — afirma.
A eleição será realizada na sede do Sindicato, que fica na Avenida Mauro Ramos, 390, Centro de Florianópolis.
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