Por volta das 15h desta terça-feira o Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) publicou um vídeo explicando as razões da greve. A publicação foi feita na página da entidade no Facebook.
Continua depois da publicidade
Durante pouco mais de quatro minutos a coordenadora-geral do Sintraseb, Sueli Adriano argumentou sobre o que levou os funcionários públicos municipais à paralisação que já completa 14 dias. Cerca de uma hora depois o vídeo tinha 90 compartilhamentos e 101 curtidas.
Ela começa explicando que os servidores estão em greve por conta de direitos negados e promessas não cumpridas. Sueli argumenta que a greve é um exercício de cidadania e que a movimento começou em 2012, antes das eleições municipais com campanhas de voto consciente e entregando cartas aos candidatos com reivindicações da categoria.
A coordenadora afirma durante o vídeo que “o prefeito e a sua base na Câmara de Vereadores têm trabalhado contra os servidores”. Ela ainda questiona os gatos bancados pelo município com cargos comissionados e serviços terceirizados. Sueli Adriano finaliza:
– A caneta está com o prefeito. E o fim da greve, também.
Continua depois da publicidade
>> Assista ao vídeo do Sintraseb na íntegra
>> Veja o vídeo em que o prefeito fala sobre as concessões aos servidores
No domingo à noite o prefeito Napoleão Bernardes também publicou um vídeo em sua página no Facebook falando sobre a greve. Ele cita o recente reajuste salarial de 5,82% aos funcionários, o que, segundo Napoleão, representa um aumento de R$ 24 milhões por ano na folha de pagamento, e o acréscimo de 11,5% no vale-alimentação.
Leia também:
>> Ônibus param por duas horas em apoio aos servidores
>> Usuários são pegos de surpresa com paralisação
O chefe do executivo afirma ainda que vem solicitando o retorno dos servidores ao trabalho, mesmo que em estado de greve para a retomada da Comitê de Negociação Permanente. Até as 21h o vídeo tinha 261 compartilhamentos.