A decisão é da categoria, mas de acordo com Pradelino Moreira da Silva, presidente do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau (Sindetranscol), os trabalhadores devem aprovar o estado de greve na próxima segunda-feira (4). A motivação, conforme o líder sindical, é a ausência de representantes da Blumob em rodadas de negociação agendadas na última semana.
Continua depois da publicidade
— A tendência é essa — resume Pradelino, ao se referir sobre a possibilidade de a categoria confirmar o estado de greve.
As assembleias dos funcionários da empresa concessionária do transporte coletivo estão marcadas para as 9h e 15h desta segunda-feira, na sede do Sindetranscol, próximo ao Terminal da Fonte. Até lá, a categoria garante que os ônibus circularão normalmente em Blumenau.
TRT determina ao menos 90% da operação
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT 12) concedeu uma liminar à Blumob determinando que o Sindetranscol não faça greves ou paralisações totais dos serviços de transporte coletivo em Blumenau. A decisão aponta ainda que haja, no mínimo, 90% da operação, para não prejudicar passageiros.
O entendimento é de que o serviço de transporte com ônibus no perímetro urbano é essencial e qualquer interrupção afeta a população. Em caso de descumprimento, o TRT 12 fixou uma multa de R$ 100 mil por dia.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso
Na quinta-feira (31) os funcionários da Blumob, concessionária do serviço em Blumenau, cruzaram os braços das 3h30min às 6h da manhã. Nesse período os ônibus não deixaram os terminais do Garcia, Fonte, Proeb, Aterro, Fortaleza e Velha, pegando os passageiros de surpresa. O sindicato diz que o protesto foi motivado pela falta de negociação por parte dos patrões. A Blumob rebateu e chegou a emitir uma nota oficial (clique aqui para conferir o posicionamento da empresa na íntegra).