Placas que sinalizam retornos, curvas perigosas, limite de velocidade, indicações e proibições de ultrapassagem. Todas úteis e indispensáveis para motoristas que trafegam pelas estradas, especialmente em rodovias movimentadas que cruzam perímetros urbanos ou que têm serras sinuosas. No entanto, os motoristas que dirigem pela SC-108, a Rodovia Guilherme Jensen, que liga Blumenau a Massaranduba, hoje não têm a certeza de contar com as placas de sinalização durante a viagem.

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:: Jovem sofre ferimentos graves em acidente na SC-108

Sem roçadas frequentes, o mato toma conta da beira da estrada e encobre a maioria delas, dificultando a segurança de motoristas e pedestres, que têm a visão prejudicada em curvas. Foi exatamente nessa rodovia que um acidente levou um jovem de 24 anos em estado grave para o hospital na terça-feira de manhã, após se perder em uma das curvas da estrada e bater contra um caminhão.

Manutenção é da Agência de Desenvolvimento Regional

Na região da Serra da Vila Itoupava pouquíssimas sinalizações estão visíveis e o matagal torna perigoso o trajeto a pé de quem mora na região. É o caso de Marcrit Fritzke, que caminha pelas margens da rodovia, disputando espaço com o verde:

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– É bem perigoso aqui, faz tempo que não cortam o mato – diz a mulher de 59 anos.

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Perto de onde ela mora a única curva da rodovia com os canteiros roçados é mantida para visibilidade da estátua de uma galinha de uma granja do bairro. A serra é um dos pontos mais perigosos da rodovia, com registros frequentes de acidentes.

A história não é diferente no perímetro urbano da SC-108. Na área da Rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, trechos sem construções também estão tomados pelo capim. É ali que Viviane Almeida Ribas passa todos os dias para buscar o filho na escola.

– Andar pelo acostamento já é ruim, e com o mato tomando conta é difícil. Na curva não tem visão dos carros vindo – reclama a moradora.

A responsabilidade pelos trabalhos de manutenção como roçada e operações tapa-buraco nas rodovias estaduais, que antes era do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), hoje é da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Através de assessoria de imprensa, a ADR disse que fez a roçada em todas as rodovias junto de um serviço de tapa-buracos entre novembro e dezembro do ano passado.

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Nos próximos dias a ADR espera ter os vencedores de uma nova licitação para o serviço deste ano, desta vez também para a roçada de toda a rodovia, com investimentos de até R$ 380 mil. Se tudo der certo, em abril o mato nas margens da SC-108 será cortado.