Muito utilizada por quem precisa se deslocar entre os municípios de Blumenau, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Joinville, a rodovia SC-108 (também conhecida como Rodovia do Arroz) merece atenção redobrada dos motoristas, especialmente à noite e em dias de chuva. Em vários trechos desta via de mão-dupla, a sinalização é deficiente.

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A reportagem percorreu o trecho de aproximadamente 50 quilômetros entre Joinville e Guaramirim, até o limite com o município de Massaranduba. Faixas brancas e amarelas que orientam o motorista na pista estão com as cores desbotadas ou praticamente desapareceram em diferentes pontos.

No Km 26, em Guaramirim, os motoristas se deparam com o desgaste da pista junto ao trilho do trem. No Km 10, em Joinville, a mesma placa sinaliza curva para a direita e para a esquerda, após pichação. Placas escondidas na mata ou cobertas por poeira são outra evidência da necessidade de serviços de manutenção na rodovia.

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A boa notícia é que pelo menos os buracos que causavam transtornos e aumentavam o perigo da rodovia meses atrás foram resolvidos com a operação tapa-buraco e a pista apresenta boas condições de tráfego.

As próximas obras de manutenção na via estão previstas para o mês que vem, informaram os órgãos responsáveis: o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e as agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e de Jaraguá do Sul.

Sinalização

Responsável pela sinalização das rodovias, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) firmou o compromisso de instalar duas lombadas físicas na SC-108, atendendo a pedidos da comunidade. As placas já estão na pista – a sinalização é obrigatória três meses antes da instalação da lombada.

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Já a lombada eletrônica depende de licitação, que não pode ser realizada em todo o Estado por entraves na Justiça.

O superintendente regional Norte do Deinfra, Ademir Machado, informou que a instalação das lombadas físicas será a principal melhoria na SC-108 neste ano. Ele admite que há pontos críticos na sinalização e tem a expectativa de liberação de recursos para manutenção até o mês de maio. A última ação foi realizada em agosto de 2015.

– Não há um planejamento de manutenção, é feito aquilo que é mais urgente. Nossa prioridade foi a Serra Dona Francisca, pois, com chuva e à noite, o perigo ali é muito maior – acrescentou.

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Roçada

Os serviços de tapa-buraco e roçada são de responsabilidade das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e de Jaraguá do Sul (que cuida dos trechos Guaramirim-Massaranduba e Guaramirim-Joinville).

O secretário Leonel Floriani, de Jaraguá do Sul, diz que a última roçada aconteceu há menos de 40 dias e está sendo retomada neste mês, tendo como prioridade o trevo de Massaranduba. A próxima será realizada antes do inverno.

O Deinfra disponibilizou R$ 265 mil para nova licitação que será lançada ainda em abril, explica Floriani.

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– No final do ano, priorizei a manutenção asfáltica, pois, com as chuvas, os buracos eram frequentes. E, quando a manutenção está ruim, aumenta o número de acidentes – afirma.

Joinville

No trecho de Joinville, a licitação para iniciar a roçada acontecerá em maio, informou o gerente de Convênios, Contratos e Licitações da ADR de Joinville, Afonso João Ramos. Em geral, são quatro no ano.

Os cerca de R$ 250 mil liberados em outubro para manutenção dos 150 Km de rodovias sob os cuidados da ADR de Joinville foram utilizados principalmente em operações tapa-buraco, diz Ramos.

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