A NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, realizou nesta segunda-feira (17) o desligamento do sinal analógico de televisão em 13 cidades do Norte e do Vale do Itajaí. A partir de então todas as transmissões são disponibilizadas apenas de forma digital e é necessário que as residências estejam preparadas para receber este sinal – munidos de antena específica e TV apta ao modo digital.
Continua depois da publicidade
O desligamento do sinal analógico ocorreu ao vivo durante a programação da emissora e o telespectador pôde acompanhar o momento da “virada”, em que o gerente de tecnologia da NSC TV Joinville, Alessandro Vieira, promoveu a alteração no sinal. Quem assistia a TV em sistema analógico precisa fazer a conversão de sinal para continuar assistindo a programação. O processo é simples: é necessário adquirir um conversor para a TV que ainda não tem antena UHF, conectar aos caos e sintonizar os canais.
— É um momento histórico para o Norte catarinense e para a NSC, que tem o canal "5" analógico desligado após 39 anos no ar, e agora dá lugar ao canal digital "5.1", que gera um ganho de imagem e áudio com muito mais qualidade — analisa Alessandro.
A mudança contempla Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Luiz Alves, Gaspar, Indaial e Pomerode. Além delas, outras 1,3 mil cidades brasileiras devem ter completado a transição para a televisão digital até o fim deste mês.
Desde o desligamento, os televisores que ainda não possuem acesso digital recebem um aviso na tela informando a interrupção do sinal e os canais disponíveis na nova frequência. A mensagem deve ficar no ar por até 30 dias, segundo a Anatel e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal no País, com a modernização o objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é liberar a faixa de 700 MHz, hoje ocupada por canais de TV aberta. O intuito é usar essa radiofrequência para expandir a oferta de internet 4G e ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel.
Ainda segundo a Seja Digital, beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito a retirar um Kit Digital gratuito e podem agendar a retirada do equipamento por meio do número 147. Para tirar dúvidas sobre a digitalização da TV, o A Notícia elaborou um quadro com perguntas e respostas, e também é possível saber detalhes no site NSC TV Digital.