O processo de desligamento do sinal analógico de TV no Brasil tem início nesta terça-feira. A cidade piloto é Rio Verde, em Goiás. A partir de hoje, os canais Rede Vida, Record News e Canção Nova só estão diponíveis por sinal digital naquela localidade. No dia 29, será a vez de Globo, SBT, Record e Band terem seus pontos analógicos desativados.

Continua depois da publicidade

Em “Tá no Ar”, Marcelo Adnet recicla o humor brasileiro e faz TV rir de si mesma

Em seu primeiro episódio, “Vinyl” brilha com trilha sonora e exagera nas caricaturas dos personagens

Segundo a Folha de S.Paulo, para a efetivação do desligamento da cidade, uma pesquisa que será feita pela EAD (Empresa Administradora da Digitalização) precisa indicar que o índice de acesso ao sinal digital alcançou 93%. Caso não chegue próximo a esse índice, o cronograma de desligamento deve ser atrasado.

Continua depois da publicidade

Como houve atrasos na entrega de conversores de sinal às famílias registradas no Cadastro Único, que unifica os beneficiários de programas sociais, o cronograma de desligamento foi alterado em algumas cidades do país. De acordo com o último calendário divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Porto Alegre que deveria desligar o sinal analógico em junho de 2017 agora só adotará a medida em janeiro de 2018. O mesmo acontecerá em Florianópolis (SC).

Tempo de novas histórias: canais investem em estreias de produções inéditas e na volta de séries consagradas

Brasília (DF), que teria o sinal desligado em abril, permanecerá com o sinal analógico até outubro. O desligamento em São Paulo era previsto para maio deste ano e foi passado para março de 2017. No Rio de Janeiro, o sinal só será desligado em outubro de 2017, enquanto que a previsão era novembro deste ano.

Continua depois da publicidade