A operadora Vivo ativou nesta terça-feira (24) o sinal 5G em Joinville, com área de cobertura para nove bairros da cidade a partir da frequência 3,5GHz. A tecnologia 5G está disponível para todos os clientes de empresa e, segundo comunicado, o sinal deve ser expandido para mais regiões nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Inicialmente, a área de cobertura atinge os bairros Anita Garibaldi, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Comasa, Glória, Pirabeiraba e Santo Antônio. Para usar o 5G, é preciso ter um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem custo extra pelo acesso.

O sinal 5G já foi autorizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para todas as capitais brasileiras e também cidades com mais de 500 mil habitantes, além de outros municípios menores conforme cronograma. Em Joinville, o sinal foi liberado no dia 15 de dezembro, permitindo que companhias telefônicas passem a oferecer o serviço.

Faixa de 5G é liberada em mais cinco cidades de SC nesta quarta

Continua depois da publicidade

Com o 5G, é possível implantar a Internet das coisas e o modelo de Indústria 4.0 em Joinville. O sinal não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados.

Joinville saiu na frente

De acordo com um estudo divulgado nesta quarta (25) pelo Conecte 5G, projeto das operadoras associadas à Conexis Brasil Digital (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), a implantação do 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes e que não são capitais (grupo em que Joinville se enquadra) está a passos lentos.

Sinal do 5G em Joinville tem liberação antecipada, mas “obrigação” ainda é 2025

São 26 cidades nessa situação no Brasil e, destas, apenas quatro estão com as legislações adequadas para o funcionamento do 5G, sendo Joinville uma delas. As outras são Campos dos Goytacazes (RJ), São José dos Campos (SP) e Uberlândia (MG).

Joinville está apta a receber a tecnologia desde abril de 2022, quando o prefeito Adriano Silva (Novo) sancionou a lei que regulamenta a implantação da tecnologia 5G e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Anatel.

Continua depois da publicidade

Entenda como funciona o 5G

Leia também

Ranking de cidades “amigas do 5G” destaca Joinville e tem São José entre as piores do país

Anatel divulga lista de celulares que vão suportar tecnologia 5G no país