No dia em que a maioria das bolsas de valores no mundo estiveram fechadas em razão de feriado, dados divulgados pelo Instituto para Gestão de Oferta surpreenderam ao mostrar que a atividade industrial nos Estados Unidos está mais forte do que o esperado, sugerindo uma retomada mais consistente do país. Com isso, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, avançou e atingiu a maior pontuação desde 28 de dezembro de 2007.

Continua depois da publicidade

Pedidos de fábricas, contratações e produção na indústria atingiram em abril o maior nível nos últimos 10 meses.

O resultado também influenciou outras bolsas no mundo ocidental que operaram nesta terça-feira e o mercado de petróleo. A Nasdaq, bolsa que reúne a maior parte das empresas de tecnologia nos EUA, e Londres fecharam em alta. Na Bolsa Mercantil de Nova York, os preços dos contratos de futuros de petróleo também subiram – a cotação do barril avançou 1,23%, para US$ 106,16.

Mas outro indicador norte-americano, também divulgado hoje, mostra que a recuperação em alguns setores ainda é lenta. Depois de dois meses seguidos de queda, os gastos na construção civil subiram apenas 0,1% em março em relação a fevereiro, informou o Departamento de Comércio dos EUA.

Continua depois da publicidade