Pensando naqueles eleitores que não estão muito familiarizados com computadores ou simplesmente querem relembrar como a urna funciona, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece em sua página na internet um simulador de urna eletrônica. Por meio da ferramenta, é possível praticar o voto com candidatos fictícios e reduzir o tempo de votação.
Continua depois da publicidade
Quer treinar o seu voto? Clique aqui e acesse o simulador
Tire todas as suas dúvidas sobre a eleição no Guia do Eleitor
Pelo simulador de urna eletrônica, o eleitor pode escolher treinar na votação completa para eleger os representantes de cinco cargos em disputa ou optar pela simulação de voto em trânsito ou no exterior, em que o cidadão vota somente para presidente da República.
Continua depois da publicidade
A ordem de votação é a mesma que aparecerá na urna no dia da eleição. Primeiro será escolhido um candidato a deputado estadual ou distrital, seguido por deputado federal, senador, governador e presidente da República.
O eleitor que participar da eleição fictícia terá que escolher entre os candidatos dos partidos dos Esportes; das Profissões; dos Ritmos Musicais; das Festas Populares e do Folclore.