Alunos do curso de Direito da Furb, em Blumenau, poderão vivenciar momentos inéditos como representantes oficiais do Brasil na ONU. Isso porque em outubro eles participam de uma simulação on-line da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), onde, junto com equipes de outros 11 países, irão defender posições governamentais relacionadas ao tema.

Continua depois da publicidade

Os estudantes com melhor desempenho serão convidados a discursar no evento “verdadeiro” da ONU, que, neste ano, ocorre em Dubai.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Conhecida como SUAD Youth COP, a simulação é organizada por uma universidade dos Emirados Árabes Unidos e busca trazer aos jovens o tema da conferência de 2023. A Furb irá representar o Brasil com seis alunos, divididos em dois grupos. São eles: Ana Julia Oliveira de Antunes, Felipe Butzke Dallacorte, Fernanda Triantafyllon de Magalhães, Fernanda Venske de Ornelas, Julia Mogk e Maria Luiza Dix Reis.

Orientados pela professora de Direito Internacional, Wanda Helena Mendes Muniz Falcão, eles terão de debater, durante três dias, medidas globais de interesse comum sobre mudanças climáticas e a emergência atual, mencionando, inclusive, a situação dos oceanos.

Continua depois da publicidade

Leia mais: MEC recebe última “lição de casa” para avaliar criação de nova universidade federal em SC

As observações feitas pelos estudantes ainda irão constar em um documento final que será enviado para os Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo em Dubai. Junto com os blumenauenses, alunos da Colômbia, México, França, Finlândia, Nepal, Egito, China, Índia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e Coreia do Sul também participam da simulação entre 28 e 30 de outubro.

A finalidade da Youth COP é oferecer a estudantes de diversas origens um espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre os desafios da mudança climática, além de ajudar na compreensão dos papéis dos Estados na criação de políticas globais sobre o tema.

*Sob supervisão de Talita Catie

Leia também:

Blumenau define período de férias coletivas para os servidores públicos

Oktoberfest Blumenau 2023: tudo sobre a festa