Assim como a arte em vidro já foi referência em Blumenau com Elke Hering, a arte em mármore em Brusque com o Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil, Balneário Piçarras promete a partir deste ano ser reconhecida no mundo das artes visuais pelo metal.

Continua depois da publicidade

O Simpósio Internacional de Esculturas Instituto Arxo reúne a partir desta segunda-feira 10 artistas nacionais e internacionais, que irão criar peças através de resíduos e da própria matéria-prima da empresa de metal-mecânico. Até 27 de março, o pátio da empresa às margens da BR-101 irá se transformar em um grande ateliê ao ar livre.

O artista plástico e organizador geral do simpósio, Jorge Schröder, explica que tudo começou com a intenção de oferecer aos colaboradores da empresa o acesso à arte, mas ideias foram surgindo, o simpósio nasceu e quando viram artistas consagrados já estavam confirmados no evento.

– Esta certamente é uma oportunidade única. Desconheço no Brasil iniciativa semelhante, participo no mínimo de três simpósios por ano e nunca vi um evento como este acontecer. Vai ser desafiador organizar e fazer parte desta história. Tenho certeza que o projeto vai deixar frutos tanto para a empresa, para Balneário Piçarras e para a cultura de Santa Catarina e do Brasil – se empolga o artista.

Continua depois da publicidade

Durante os 10 dias de criação, os colaboradores experientes da Arxo e alunos indicados pelo professor do curso de solda do Pronatec – uma parceria entre empresa, Senai, Sesi, prefeitura de Balneário Piçarras e Governo Federal – irão auxiliar os escultores argentinos Nestor Vildoza, Carina Fabaro, Rodolfo Soria, Eduardo Raul Waxemberg, Luiz Daniel Bernardi e Eduardo Ledantes; o uruguaio Diego Santurio; os brasileiros Pita Camargo e Kiko Cervi e o artista convidado, o chileno Hugo Pagani.

Evento integrará o público e terá peças no pátio da empresa

O simpósio com curadoria da arte-educadora Ane Fernandes terá paralelamente oficinas, workshops e visitas monitoradas no instituto e na empresa. A exposição Diálogos Latinos, com peças de Pagani e do artista plástico Eduardo Rosa, além de pequenas esculturas e maquetes dos artistas participantes do evento, estará aberta à visitação no centro cultural da cidade, com abertura prevista também para esta segunda.

– A proposta é fomentar a arte e incentivar possíveis artistas. Acho que será bem inusitado ver peças tão bacanas sendo feitas no pátio de uma empresa. Já que os simpósios geralmente são realizados em praças públicas e jardins de museus – salienta Schröder.

Continua depois da publicidade

Uma parceria entre a empresa e a Univali também irá promover o I Fórum Instituto Arxo sobre Arte, Criação e Inovação no dia 25 de março. As obras produzidas no simpósio farão parte de uma exposição itinerante que chegará primeiramente aos gramados do campus de Itajaí, que neste ano completa 50 anos, e uma das obras será doada à universidade.

Simpósio Internacional de Esculturas Instituto Arxo – Na matriz da Arxo, BR-101, km 100, Balneário Piçarras. Informações em arxo.com. Desta segunda-feira até 27 de março.