A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve assumir o Ministério do Planejamento. Segundo o g1, a ex-candidata à Presidência deve se reunir ainda nesta terça-feira (27) com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o futuro dela dentro do governo petista.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Antes, porém, Alexandre Padilha (PT) — futuro ministro das Relações Institucionais — deve se reunir com o presidente do MDB, Baleia Rossi.
Confira quem são os ministros do governo Lula
Segundo as conversas entre a senadora e a equipe de transição, o Planejamento deve ser o responsável pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Ele define privatizações e concessões ao setor privado. Também devem fazer parte do ministério o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).
Continua depois da publicidade
Simone foi a terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais de outubro e, na segtunda etapa da disputa, foi uma das principais apoiadoras do presidente eleito Lula. Por conta disso, há expectativa de que ela assuma alguma pasta no futuro governo.
Em um primeiro momento, Tebet queria uma pasta ligada a ações sociais, como Desenvolvimento Social, mas o Ministério acabou com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
Leia também:
Lula vai desmembrar Ministério da Economia em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio
Congresso derruba veto de Bolsonaro a compensação por obras pagas pelo Estado
Vereadora se confunde, pede “castração” de deputado de SC e viraliza; veja o vídeo