Gratidão vem do latim “gratia” (graça) ou “gratus” (agradável). Envolve o sentimento de reconhecer tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido. E é uma prática escassa nos dias de hoje. De acordo com a mexicana Nicole Fuentes, pesquisadora de bem-estar e professora de ciência da felicidade, que fez a palestra de encerramento da Expogestão 2017, vivemos um período de déficit de gratidão, comportamento que, se exercitado todo dia, pode nos tornar pessoas mais felizes. A felicidade, segundo Nicole, não traz benefícios apenas para a vida do indivíduo. Estudos científicos comprovam que pessoas mais felizes do que a média, além de ter uma vida mais significativa, são mais criativas, voltadas ao cliente e comprometidas no trabalho. Ou seja, felicidade também contribui para se produzir mais. E melhor.

Continua depois da publicidade

Reconhecer motivos para se sentir grato não é um tema novo – a apresentadora americana Oprah Winfrey já fazia da gratidão uma prioridade diária em 1996, com seu “gratitude journal“. Mas ganha status de assunto sério quando se torna objeto de estudo da ciência. Conforme Nicole, o hábito de exercitar a gratidão é uma das técnicas mais eficazes para elevar o nível de felicidade e, por consequência, ser um profissional mais bem-sucedido.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.

Funciona como uma espécie de círculo virtuoso. Se você elenca todo dia acontecimentos pelos quais é grato, experimenta satisfação pela jornada e isso gera bem-estar. É claro que as dificuldades e os problemas não deixarão de existir, mas você terá uma parte importante de sua atenção focada no que valeu a pena, contribuindo para renovar sua energia e disposição para seguir em frente. Sobre as virtudes da gratidão, Oprah escreveu: “Eu passava o dia procurando coisas para ser grata e elas sempre apareciam. Você irradia e gera mais bondade para si mesmo quando tem consciência de tudo que tem e não foca no que não tem.”

Como as boas intenções às vezes se perdem com a rotina ou o passar do tempo, a tecnologia oferece aplicativos para que cada um coloque em prática o seu diário de gratidão. Bora lá?

Continua depois da publicidade