A Polícia Civil de São Bento do Sul investiga uma pichação de símbolo nazista encontrada dentro de um terminal urbano, localizado no bairro Centenário, na manhã desta sexta-feira (29). A empresa responsável pelo transporte coletivo do município registrou um boletim de ocorrência e um inquérito policial deve ser instaurado na proxima semana para apurar o caso. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por meio de nota, a Coletivos Rainha informou que a suástica foi desenhada durante esta madrugada no banheiro do terminal, mas como o local não conta com câmeras de monitoramento, não foi possível identificar os responsáveis pela pichação. 

Além do símbolo nazista, conforme a empresa, foram pintados também algumas palavras e outros desenhos de rostos. 

Segundo o delegado Fábio Estuqui, os responsáveis pelos desenho, sinicialmente, poderão responder pelo crime de pichar edificação ou monumento urbano, cuja pena é de detenção de três meses e um ano, além de multa.

Continua depois da publicidade

Com relação à suástica, o delegado afirma que a legislação fala sobre a proibição de fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

“Desta forma, a pichação no terminal não se enquadraria na lei, por não ter sido utilizada num contexto de apologia à doutrina nazista”, finaliza o delegado. 

Leia também

Grupo armado tenta invadir mercado, atira contra vítima e acaba preso em Guaramirim

Vítima de feminicídio em Joinville já havia fugido de agressões do ex, relata mãe

Polícia descobre que roubo milionário em Joinville foi forjado com ajuda de motorista