No primeiro dia de competição da etapa brasileira do ASP World Tour, foram as meninas que entraram na água para o início do Billabong Girls Rio Pro. Nas 12 baterias realizadas, da primeira e segunda fases, não houve surpresas, e a cearense Silvana Lima é a única brasileira na briga pelo título na Barra da Tijuca.

Continua depois da publicidade

As ondas baixaram em relação a quarta-feira, com até um metro de altura, mas com melhor formação do que no dia anterior. No início da manhã, a direção de prova optou por fazer a triagem do evento masculino. Os cariocas Simão Romão e Igor Morais garantiram as duas últimas vagas no Billabong Rio Pro e acabaram com o sonho do atual campeão brasileiro, o catarinense Jean da Silva, terceiro colocado na bateria.

Confirmado o adiamento do evento masculino para esta sexta-feira, o restante do dia foi dominado pela prova feminina. Na primeira fase, cinco das seis primeiras colocadas do ranking mundial venceram suas baterias e avançaram direto para a terceira fase: Tyler Wright, Silvana Lima, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore e Stephanie Gilmore. A sexta bateria foi vencida pela peruana Sofia Mulanovich.

A brasileira Silvana Lima venceu a segunda bateria com um placar apertado sobre a neozelandesa Paige Hareb e a australiana Felicity Palmateer.

– Estou super feliz por competir em casa, com todos os brasileiros aqui torcendo, comida boa, e só quero aproveitar para fazer o meu melhor, quem sabe avançar até a final e ganhar o campeonato – declarou.

Continua depois da publicidade

As outras três brasileiras na competição – Andrea Lopes, Maya Gabeira e Suelen Naraísa – foram eliminadas na repescagem.