A cearense Silvana Lima marcou a estréia do Brasil no World Qualifying Series (WQS) – divisão de acesso do circuito mundial de surfe – feminino em 2004. A atleta participou da quarta etapa da temporada, em Pacific Beach, na Califórnia, no último final de semana, dias 12 e 13, e passou duas baterias até ser eliminada nas semifinais do evento de nível quatro estrelas.

Continua depois da publicidade

Pela quinta colocação nos Estados Unidos, recebeu US$ 900 de prêmio e 915 pontos que a levaram para o 38º lugar no ranking que classifica seis surfistas para a elite mundial do World Championship Tour (WCT) em 2005.

A atual campeã mundial da divisão de acesso, Melanie Bartels, venceu o SG Queen of Surf. Na grande final, deixou a também havaiana Keala Kennelly em segundo lugar, a sul-africana Heather Clark em terceiro e a australiana Jessi Miley-Dyer em quarto.

As duas últimas foram as que barraram a cearense Silvana Lima nas semifinais. A próxima etapa importante do WQS feminino vai ser o quatro estrelas Mr. Price Pro, entre os dias 5 e 11 de julho, em Durban, na África do Sul.

Continua depois da publicidade