O Silicon Valley Bank (SVB), banco californiano especializado no setor de tecnologia, foi fechado nesta sexta-feira (10) por autoridades americanas após apresentar dificuldades financeiras. Segundo informações do The Wall Street Journal (WSJ), a falência da instituição é a maior desde a crise de 2008 e sacudiu o setor bancário mundial.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Na última quarta-feira (8), o banco divulgou que havia registrado um prejuízo líquido de US$ 1,8 bilhão com a venda de parte de sua carteira de investimentos. Documentos da empresa obtidos pelo WSJ revelaram que o CEO do Silicon Valley Bank, Greg Becker, havia vendido o equivalente a 3,6 milhões dólares em ações do banco uma semana antes de decretar falência.
Em meio a temores de contágio dos problemas dessa instituição financeira para o restante do setor bancário e para proteger os depósitos dos clientes, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI) fechou o banco.
Leia também: Crise nas Americanas impacta mais de 1,2 mil trabalhadores em SC
Continua depois da publicidade
A crise
O SVB tinha negócios principalmente com fundos que investem em empresas não negociadas em bolsa. Pouco conhecido do público, era o 16º banco americano em tamanho de ativos. A instituição, que operava em Estados Unidos, Europa, Ásia e Israel, oferecia diversos serviços financeiros para startups.
O banco começou a ter problemas depois que o Federal Reserve (Banco Central americano) aumentou os juros para conter a inflação no país, o que afetou todo o setor de tecnologia. Como resultado, startups pararam de depositar dinheiro no Silicon Valley Bank.
O SVB buscava fortalecer suas finanças, enfraquecidas pelas retiradas de clientes. Como não conseguiu obter o capital necessário, estava negociando a sua venda para outra instituição bancária antes do anúncio das entidades reguladoras.
*Com informações de The Wall Street Journal e AFP
Leia também
Venda de veículos em SC cresce 20% em fevereiro; veja qual região comprou mais
Imposto de Renda 2023: Receita libera programa de declaração
Da cenoura ao sal: veja alimentos que ficaram mais caros em SC no último mês