Neste domingo, na Ressacada, estarão frente a frente pela primeira vez como técnicos dois amigos de longa data. Silas e Jorginho cultivam uma amizade que se iniciou na década de 1980. Quando jogadores, Silas e Jorginho defenderam juntos a Seleção Brasileira. Ganharam a Copa América de 1989 e depois participaram da Copa do Mundo de 1990, na Itália.

Continua depois da publicidade

Os dois construíram uma relação muito forte de amizade, que extrapolou os limites dos gramados de futebol. Religiosos e adeptos à mesma doutrina, eles são verdadeiros irmãos de fé. Agora não pensem que Silas vai facilitar as coisas para Jorginho no clássico ou vice-versa. Ninguém quer perder. Aliás, foi sob o comando de Silas que o Avaí venceu o clássico de 2008, no Scarpelli. Desde então, em jogos do Estadual, os clubes só empataram.

Sobre o amigo Jorginho, o treinador do Leão reserva um capítulo à parte na história. Os dois preferiram evitar encontros na semana que antecedeu o clássico justamente para não causar nenhum mal estar com os torcedores. Só que nem sempre o que se planeja dá certo. Na última sexta-feira, Silas foi almoçar com a família em um restaurante no Centro da Capital e encontrou-se justamente com Jorginho, que também frequentava o local com seus familiares. Em tom de brincadeira, Silas comentou:

– Eu falei para o pessoal do restaurante que tinha ido perguntar ao Jorginho a escalação do time dele, mas fiquei sem resposta. Temos uma história juntos e o Jorginho não é só um amigo, é muito mais do que isso – ressalta.

Continua depois da publicidade

Quando pisar na Ressacada para seu primeiro clássico como técnico do Figueirense, na tarde deste domingo, Jorginho estará completando exatamente um mês de clube. A relação começou conturbada e tem melhorado, mas pode dar uma grande virada se o treinador conseguir deixar a casa do Avaí com uma vitória sobre o rival.

Amigo de Silas ele já avisou que o Figueirense entrará em campo disposto a buscar a primeira vitória fora de casa no campeonato.

– Somos muito amigos, mas falei para ele: essa semana não quero nem te ver e nem falar contigo porque tu é meu adversário e não tem jeito, preciso ganhar esse jogo – contou.

Continua depois da publicidade

Nome: Paulo Silas do Prado Pereira

Idade: 45 anos

Como treinador: comandou o Fortaleza, entre 2007 e 2008; o Avaí, entre 2008 e 2009; o Grêmio e o Flamengo, em 2010. Voltou para o Avaí neste ano.

Como jogador: Silas foi tricampeão paulista e campeão brasileiro pelo São Paulo; campeão da Copa do Brasil pelo Inter; campeão argentino pelo San Lorenzo; campeão mundial Sub-20 e da Copa América pela Seleção Brasileira.

Silas assumiu o Avaí no dia 16 de fevereiro e comandou o time em nove jogos

5 vitórias – Vilhena, Ipatinga, Brusque, Imbituba e Metropolitano

2 empates – Criciúma e Ipatinga

2 derrotas – Chapecoense e Joinville

——————————————————————————————————-

Continua depois da publicidade

Nome: Jorge de Amorim Campos, Jorginho

Idade: 46 anos

Como treinador: comandou o América-RJ, em 2005; o Goiás, em 2010; além de ter sido auxiliar técnico de Dunga na Seleção Brasileira, entre 2006 e 2010.

Como jogador: Foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1994. Defendeu os seguintes clubes: América-RJ, Flamengo, Bayer Leverkusen (ALE), Bayer de Munique (ALE), Kashima Antlers (JAP), São Paulo, Vasco e Fluminense.

Jorginho assumiu o Figueira no dia 3 de março e já comandou o time em cinco jogos

2 empates – Joinville e Brusque

2 vitórias – Marcílio Dias e Chapecoense

1 derrota – Concórdia