O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e presente, hoje, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, é um exemplo de que a cooperação é um dos principais caminhos para o crescimento econômico, especialmente quando aliada à educação financeira.

Continua depois da publicidade

— Desde sua origem, em 1902, o Sicredi busca conjugar o trabalho coletivo em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas com a importância da atenção a atitudes conscientes em relação ao dinheiro e às escolhas que podem impactar no bolso. A pandemia demandou de todos uma reorganização nos gastos e uma relação mais cuidadosa com seu próprio dinheiro, o que gerou uma maior reflexão sobre comportamentos financeiros e hábitos de consumo — explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

A prioridade da instituição é, oferecer oportunidades para que a educação financeira seja vivenciada no dia a dia das pessoas (Foto: Sicredi)

Ao completar 120 anos no mês de dezembro, o Sicredi reforça seu compromisso com seus associados, pois entende a relevância de aliar desenvolvimento com a promoção de escolhas sustentáveis, com autonomia, planejamento e independência. Neste sentido, a prioridade da instituição é, cada vez mais, oferecer oportunidades para que a educação financeira seja vivenciada no dia a dia das pessoas.

Mecanismos de promoção da educação financeira

O compromisso do Sicredi com as regiões onde atua vai além da oferta de soluções financeiras adequadas às diferentes realidades dos associados, uma vez que busca, por meio de programas e iniciativas próprias, levar educação financeira ao maior número possível de pessoas. É o caso do Programa Cooperação na Ponta do Lápis – elaborado para auxiliar pessoas de todas as idades

na construção de hábitos financeiros saudáveis para uma vida mais próspera.

Continua depois da publicidade

— Somos parte do ciclo virtuoso do cooperativismo e, como elemento integrante desta engrenagem, é fundamental seguirmos oferecendo apoio aos associados e às localidades onde estamos presentes por meio de ações e atividades que tragam esclarecimento sobre o tema — reforça Port.

Outro significativo movimento do Sicredi no que se refere à educação financeira é a participação na Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), iniciativa anual do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) organizada pelo Banco Central (BC), cujo objetivo é promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Nos últimos anos, a instituição financeira cooperativa tem ganhado destaque nas atividades oferecidas.

— As iniciativas do Sicredi representam uma parte relevante do total de ações realizadas durante a Semana ENEF, que dá visibilidade ao tema, pois uma sociedade consciente financeiramente oferece mais condições para o desenvolvimento local. Nos últimos anos, as milhares de ações presenciais e online do Sicredi impactaram milhões de pessoas em todo o país — complementa Port. Neste ano, a 9ª Semana ENEF ocorrerá entre os dias 12 e 18 de dezembro.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados. Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.400 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Em Santa Catarina, o Sicredi reúne mais de 400 mil associados e conta com mais de 180 pontos de atendimento. Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube.

Continua depois da publicidade

Leia também

Intelbras conquista selo de alto renome da marca

Aeroporto em Florianópolis é frequentado por turistas e moradores que buscam espaços de lazer

Cooperativismo em alta em Santa Catarina