Shows, música, dança, gastronomia e muita diversão marcaram a Festa das Nações de Balneário Camboriú neste fim de semana. O evento reuniu grupos representantes da Argentina, Alemanha, Brasil, Haiti, Itália, Portugal, Uruguai e de países árabes, que mostraram ao público um pouco de sua cultura e tradições.
Continua depois da publicidade
A estrutura montada na Rua Marrocos, no bairro das Nações, atraiu moradores de diversos locais, que se surpreenderam com as atrações de cada país participante, durante o sábado e domingo. A terapeuta oriental e descendente de alemães, Sueli Hinze aproveitou a festa para provar um prato típico da Alemanha, o curry wurst, elaborado com linguiça calabresa, molho picante e curry.
– Considerando que Balneário é uma cidade de todas as nações essa foi uma das primeiras festas voltada para mostrar essas culturas. Além das comidas típicas, pudemos apreciar shows, dança e música apresentados pelos próprios descendentes. Acredito que essa festa deveria entrar para o calendário da cidade – ressalta.
Quem também curtiu cada momento na festa foi a auxiliar de cozinha Carla Adriana de Lima. Ela e o marido João Ferraz de Lima experimentaram as roupas típicas marroquinas e aprenderam alguns costumes dos países árabes.
Continua depois da publicidade
– Eu particularmente gostei mais da gastronomia, provei o pastel de Belém e a comida haitiana. Na tenda árabe a gente também experimentou roupas, tirou fotos e eles nos ensinaram diversas maneiras de usar os lenços na cabeça. Foi uma festa ótima – avalia.
A Festa das Nações faz parte das Festival de Inverno do município e foi promovida pela Fundação Cultural. A expectativa da organização era receber cerca de cinco mil pessoas no evento.