A organização do STU National anunciou, na tarde desta quarta-feira (20), que vai alterar o local dos shows marcados para sábado (23) à noite, em Criciúma. A medida ocorreu depois que o prefeito da cidade, Clésio Salvaro, ameaçou desligar a energia elétrica do local, caso os artistas façam “apologia ao uso de drogas”. O novo local ainda não foi anunciado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A cidade recebe, a partir desta sexta-feira (22), o STU, circuito nacional de skate. No sábado, o URB Music Tour, festival que acompanha a competição, terá como principais atrações Criolo e Planet Hemp. Em um vídeo, o prefeito de Criciúma destaca a importância do evento e cita nominalmente o servidor que seria o responsável pela energia do local:
“Agora qualquer coisa diferente disso como, por exemplo, apologia às drogas, apologia aos crimes, qualquer coisa que mexa no conteúdo sexual, que mexa com os nossos meninos e as nossas meninas, o Gilberto está aqui, autorizado com alicate na mão para cortar a energia”, diz Salvaro.
A realização do circuito brasileiro de skate é tradição no calendário da cidade há quatro anos. As pistas do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, onde ocorre o STU National, foram inauguradas em 2020. E, desde 2021, Criciúma passou a receber os principais skatistas brasileiros.
Além da competição de Skate, a cidade também recebe o URB Music Tour. A banda Planet Hemp e o cantor Criolo se apresentarão pela primeira vez em Criciúma na noite de sábado. Dandara Manoela e Beto Cardoso também completam o lista de shows.
A classificação etária do URB Music Tour é de 18 anos. A entrada de menores é permitida desde que estejam acompanhados de um responsável legal, que deverá entregar o termo de responsabilidade do acompanhante preenchido na entrada do evento. O responsável deve permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente. O ingresso para o festival é adquirido separadamente.
Criolo e Salvaro
Em 2021, um professor temporário da rede municipal de ensino de Criciúma foi exonerado por exibir um clipe da música “Etéra”, de Criolo, em sala de aula. À época, o prefeito se manifestou nas redes sociais contrário à exibição do conteúdo, que tem temática LGBTQIA+. O próprio artista chegou a falar sobre a polêmica em seu perfil no Instagram.
O que dizem os artistas
Sobre a declaração do prefeito, a reportagem procurou os artistas e a organização do evento, mas ainda não obteve retorno.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
A reportagem também tentou contato com a Polícia Militar para entender quais medidas seriam tomadas caso a ameaça se concretize. Mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem.
A nota do STU
“O STU foi idealizado há 8 anos por acreditarmos que o skate é mais do que um esporte contemporâneo, plural e inclusivo. Para nós, o skate é um movimento transversal que proporciona transformações relevantes por onde passa, tendo sempre como premissa a importância da arte e do esporte para a saúde mental e física. São muitos anos acreditando nessa verdade.
“Hoje podemos afirmar que somos uma das principais plataformas, se não a principal, de skate e cultura urbana do mundo, pela mobilização de skatistas, artistas, público, audiência e parceiros em torno do STU, o que só tem sido possível pela crença na convivência harmoniosa das diferenças.
“O STU NATIONAL, a ser realizado pelo quarto ano consecutivo na cidade de Criciúma, está confirmado no Parque Centenário, nos dias 22, 23 e 24 de março.
“O URB MUSIC TOUR, festival de cultura urbana que acompanha os eventos da plataforma STU, será realizado no dia 23, em novo local. Muito em breve anunciaremos as informações completas.”
Continua depois da publicidade
Leia também
Concurso que elege o melhor boteco do Brasil volta a Blumenau com o dobro de concorrentes
Polêmica com Sabrina Sato e expectativa de “novo brother” marcam quarta-feira no BBB 24
Ferrugem critica Ludmilla e mãe defende; entenda a “treta” entre os cantores