O ano de 2016 começou com uma multidão de turistas e moradores assistindo os 15 minutos de queima de fogos em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

A virada do ano na cidade é de superlativos. Extraoficialmente, a prefeitura calcula ter recebido 1 milhão de pessoas na noite desta quinta-feira na Praia Central, num evento que recebeu investimento de R$ 1,6 milhão e envolveu um batalhão de policiais, agentes de trânsito, guardas municipais e funcionários envolvidos na limpeza e na organização da festa.

Acompanhe as festas de final de ano por Santa Catarina

Ainda cedo a praia começou a ser tomada por barracas, tendas e guarda-sóis. Muita gente começou os preparativos para a virada ainda na madrugada, na tentativa de garantir um lugar na areia.

Foi o caso da cuidadora de idosos Dora Petitot, de Porto Alegre. As 5h30min de quinta-feira ela já estava lá montando a tenda onde a família passaria a virada. Escolheu um ponto em frente ao restaurante onde o genro trabalha. Do estabelecimento, trouxe mesas que ajudaram a montar o ambiente para a ceia.

Continua depois da publicidade

– É a segunda vez que a gente passa o Réveillon aqui, e nós adoramos. Trouxemos salgadinhos e uns petiscos e arrumamos tudo para ficar com cara de ceia mesmo – explicou.

No palco montado na Praça Almirante Tamandaré, os shows com bandas locais começaram às 19h, fazendo os veranistas entrar no clima da virada.

Perto das 23h30min, a praia e a Avenida Atlântica já estavam tomadas de gente. De cada lado, um tipo de festa: na areia, famílias e grupos de amigos se divertiam com caixas de isopor cheias de bebidas, cestas de frutas, churros, milho verde e salgados dos quiosques e pouco glamour. Do outro lado da rua, os restaurantes ofereciam ceias caprichadas a preços que chegavam a até R$ 600.

A poucos minutos da meia-noite, o som da música se misturava com a contagem regressiva e os gritos de ansiedade. Depois, aplausos, abraços, beijos e desejos de feliz 2016. A medir pela animação do público, a principal inovação do show, os fogos que, ao mergulharem na água, formavam chamas coloridas e cascatas, foram aprovadíssimos.

Continua depois da publicidade

Entre o grupo mais empolgado, estava o liderado pelo aposentado José Reinaldo Martins Coelho, morador de Assis (SP).

Com quase 60 pessoas de seis Estados reunidas em uma casa em Camboriú, a turma tinha até ensaiado uma “hola” e criado uma e camiseta estilizada para a noite.

– Não trouxemos comida, nem nada. Mas a festa aqui vai longe – disse, rindo, José.

Segundo a Polícia Militar não houve ocorrências relevantes durante a virada do ano em Balneário. A estimativa dos PMs é que a festa se estenda até por volta das 3h, quando as equipes de limpeza já estarão na areia.