Ao falar em música do Sul do Brasil, o repertório é muito mais vasto do que o senso comum costuma imaginar. Além dos ritmos que embalam prendas, peões e apaixonados pelo tradicionalismo marcante do Rio Grande do Sul, há obras com fortes traços da cultura latino-americana, com acordes de que começam entre os povos da bacia do Rio da Prata e ecoam até o Paraná, passando por Santa Catarina. E é este patrimônio que será apresentado nesta quarta-feira (21) em um espetáculo importante no teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O show vai celebrar os 10 anos do Rock de Galpão com o lançamento de um DVD. O projeto, formado por músicos de diversos estilos musicais, resgata pérolas do cancioneiro popular gaúcho, catarinense e paranaense e os apresenta com novos arranjos e interpretações.
Ao longo dessa primeira década de existência, a proposta foi "servir como um elo entre os três estados do Sul", segundo o vocalista do grupo, Tiago Ferraz. Ele e os outros membros da banda sobem ao palco do TAC às 20h.
– A música do Sul é linda e vai muito além do que as pessoas costumam conhecer ou associar. É mais do que os estilos gauchescos, é repleta de poesia, sensibilidade e grandes compositores – afirma o músico.
Essa diversidade ficará clara para quem estiver na platéia: o setlist apresentará composições como Nas manhãs do Sul do mundo, do grupo catarinense Expresso Rural e até o Rancho de Amor à Ilha de uma forma diferente da habitual.
Continua depois da publicidade
– O Zininho é o Lupcínio Rodrigues de Santa Catarina e é essa riqueza que nós viemos resgatando desde o começo do Rock de Galpão.
Participações especiais
O DVD Rock de Galpão – 10 Anos na Estrada é o registro de diversas apresentações realizadas em turnê pela Argentina e capitais do Sul do Brasil. As gravações começaram em maio de 2017, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre com participações especiais dos músicos Humberto Gessinger, Neto Fagundes, Gilberto Monteiro, Hique Gomez, Hossam Ramzy, Gutcha Ramil e do artista plástico Mai Bavoso.
Nesta quarta estarão no palco ainda o grupo Rédea Solta, as Invernadas Artísticas do CTG Os Praianos, e os Grupos de Arte e Cultura Querência Açoriana e Ilha Xucra. A banda que conduz o espetáculo é formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Mestre Kó (teclados e vocais), Gustavo Viegas (contrabaixo) e Guilherme Goulart (acordeom).
O show traz músicas instrumentais consagradas como “Milonga para as Missões”, “Pra ti Guria” e “Quilômetro 11”, além de coreografias exclusivas das invernadas artísticas para os clássicos “As Mocinhas da Cidade”, “Xote da Amizade” e “Os Homens de Preto”.
Continua depois da publicidade
Os ingressos estão à venda na internet e nas bilheterias dos teatros.